Mestre Natércia Gaspar Ferreira


Súmula da Conferência:
O trabalho desenvolvido pela USINA – Associação para a Promoção de Projetos de Intervenção Social, através do eixo Teatro-debate, assenta numa lógica de capacitação dos indivíduos com vista à tomada de decisões responsáveis quanto à sua saúde e dos que o rodeiam, isto é, visa a Promoção da Saúde. Assim, as peças de teatro-debate têm como pano de fundo os determinantes da saúde. A USINA, em 10 anos, levou a mais de 100.000 jovens peças de teatro-debate, em todo o país, sobre sexualidade, alimentação e atividade física, prevenção das dependências, prevenção da violência e bullying….Através do teatro-debate não pretendemos ensinar nada…o público é convidado a subir ao palco, a expressar as suas opiniões, a encontrar alternativas, a construir o seu pensamento. É isto que fazemos… porque é nisto que acreditamos!


Curriculum:
Natércia Gaspar Ferreira, licenciada em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação de Leiria, mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina de Lisboa, exerceu funções de Educadora de Infância na rede pública do Ministério da Educação nas regiões autónomas da Madeira, dos Açores e no continente. Formadora de formadores, acreditada pelo Conselho Científico da Formação Continua de Professores, em dezenas de cursos, oficinas de formação e círculos de estudos na área da Promoção da Saúde, destinadas a professores e profissionais de saúde (médicos e enfermeiros), designadamente na área da sexualidade e prevenção das toxicodependências. Leccionou educação para a saúde em cursos do ensino superior, destinados a professores e educadores de infância. Orientou mestrados na área da Promoção da Saúde.
Foi Professora Operadora do Programa de Promoção e Educação para a Saúde (PPES) na Direcção Regional de Educação do Centro, nos distritos de Leiria, Viseu e Castelo Branco: Representante do Ministério da Educação na Equipa de Apoio Local à Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde (RNEPS); Comissária Distrital de Luta contra a SIDA.
Exerceu funções de Técnica da Equipa Móvel Multidisciplinar e Coordenadora regional do Programa governamental contra a exploração do Trabalho Infantil PETI.
Foi Coordenadora Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do programa governamental de combate à exclusão social -PIEC (Programa para a Inclusão e Cidadania.
É presidente da Direcção da Associação USINA- Associação para a Promoção de Projectos de Intervenção Social, da qual é associada fundadora.
Comments