Doutoranda Filipa Marisa Teixeira


Súmula da Conferência:
Pousade é uma aldeia do concelho da Guarda em que predomina uma tradição secular no âmbito do teatro religioso. Pretendemos com este artigo registar uma iniciativa cultural, social e educativa, assim como indagar a importância do teatro junto das gentes de Pousade, enquanto processo participativo conducente à autonomia, participação e desenvolvimento da comunidade.






Curriculum:
Licenciada em Teatro e Educação com estágio pedagógico e artístico, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Realizou uma especialização em Animação Teatral, na Universidade do Minho e, encontra-se atualmente a frequentar o doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Docente no Instituto Politécnico da Guarda, leciona nos cursos de licenciatura em Educação Básica e Animação Sociocultural e no TESP de Acompanhamento de Crianças e Jovens e TESP de Gerontologia, unidades curriculares (UCs) tais como: Ateliê de Expressão Dramática, Animação Teatral, Expressão e Educação Dramática, entre outras. Orienta estágios de alunos do curso de Animação Sociocultural e, tem vindo a desenvolver com os mesmos, diversos projetos para e com a comunidade.
Trabalhou enquanto atriz profissional nas companhias “Bruxa Teatro” em Évora e, no “Teatro das Beiras” em Covilhã, onde participou em alguns espetáculos teatrais e, na conceção e prática dos projetos “Férias no Teatro” e “SegurArte”. No Teatro Municipal da Guarda, colaborou enquanto atriz em espetáculos comunitários e recitais de poesia e, orientou uma oficina de Expressão Dramática/Teatro para jovens, com a realização de um espetáculo final, escrito e encenado pela própria. Ainda no âmbito teatral tem frequentado diversas formações de curta duração com especialistas nacionais e internacionais.
Comments